Seja bem-vindo ao BRASIL DE DENTRO. Vamos tirar o Brasil da gaveta!

Playlist - Caetano, Gil, Gal, Bethânia, Chico e Milton

LEIA!

O BRASIL DE DENTRO é um blog que não visa lucro. Seu objetivo é apenas um: desvendar o Brasil para os brasileiros. Quer ajudar a concretização desse objetivo? Faça o seguinte: divulgue o BRASIL DE DENTRO entre seus amigos. Um grande abraço!

COMO BAIXAR OS ARQUIVOS DESEJADOS

Tenha certeza de que você está na página dedicada ao artista procurado, e não apenas vendo uma determinada postagem, como uma nota de atualização ou uma nota biográfica. Procure selecionar o artista clicando sobre seu nome na lista apresentada no final da página.

A página do artista apresenta a seguinte ordem: biografia, vídeos disponibilizados no Youtube e as capas dos álbuns com os respectivos links. Para baixar os álbuns, basta clicar na imagem do canário abaixo da frase "TIRE ESTE ÁLBUM DA GAVETA".

domingo, 5 de maio de 2013

CHÃO E CHINELO

Formado em Recife em 1995, à base de sanfona, triângulo e zabumba, o grupo Chão e Chinelo seguia a tradição da urbanização dos ritmos nordestinos sedimentada por Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. O caminho trilhado por outros grupos como Mestre Ambrósio e Cascabulho deu uma guinada com a entrada da guitarra de tintas psicodélicas de Niltinho (também interessado em música indígena, ruidos eletrônicos e tribais) e a rabeca do mestre de maracatu Maciel (filho de mestre Salustiano, referencial de Chico Science). Esse arrasta-pé (daí o nome do grupo) turbinado (sem afastar-se dos cânones) sacode Loa do Boi da Meia-Noite entre cocos arretados e maracatus. Integrado ainda por Caçapa (viola nordestina, percussão e voz), Márcio Costa (pandeiro, trombone e percussão), Gustavo (pandeiro, mineiro – um ganzá gigante – e backing vocal), Guilherme (tambor, triângulo, maraca e backing), o Chão e Chinelo ressalta antecedentes como o lendário coquista Chico Antonio, descoberto pelo folclorista e escritor Mário de Andrade a quem é dedicado Coco de Fulô Rodado. Tumbado com coro de resposta e guitarra zoando no suporte, Chã de Camará vai para o Maracatu de Baque Solto Estrela de Ouro. O percussionista Gustavo chega ao requinte de vestir um tradicional surrão, roupa de maracatu rural com sinos na barra, que ele utiliza como instrumento rítmico. A instrumental E Eu Correndo Atrás de Tu destaca o diálogo de zabumba e pandeiro com a rabeca no serrote melódico. O tratamento dos temas é cru e aliciante (Lá no Forró de Zé Dantas, Machadeiro, Coco de Joana) e nem uma pitada de populismo (em Forró pra Todas as Idades) desarma o impacto da mistura. O disco do Chão e Chinelo pode ser adquirido com Niltinho (xx 81 428 4777) ou Márcio (xx 81 445 6964). (Tárik de Souza)

Márcio Costa - vocal, matraca, pandeiro e baje; Sidclei - percussão; Guilherme Medeiros - vocal, bombo 20", triângulo, mineiro e maracas; Maciel Salu - vocal, rabeca, pandeiro, gaita e surrão; Nilton Jr. - voz, vocal, guitarra, agogô, gonguê, baje, maraca flautahopi; Caçapa - voz, viola de 10 cordas, zabumba, bombo 20" e maracas; Gustavo Vilar - vocal, pandeiro, palmas, mineiro, surrão e maracas.


Um comentário:

  1. Augusto Flávio (Juazeiro-Ba)

    O link de Wander Lee "Sambarroco" depois de baixado, é o disco "Faro" e não o "Sambarroco" você poderia corrigir.

    Abs.

    ResponderExcluir

Topo da Página ↑