Seja bem-vindo ao BRASIL DE DENTRO. Vamos tirar o Brasil da gaveta!

LEIA!

O BRASIL DE DENTRO é um blog que não visa lucro. Seu objetivo é apenas um: desvendar o Brasil para os brasileiros. Quer ajudar a concretização desse objetivo? Faça o seguinte: divulgue o BRASIL DE DENTRO entre seus amigos. Um grande abraço!

CAMPANHA "VAMOS TIRAR O COMPOSITOR DA GAVETA"

Ajude a preservar a memória do compositor brasileiro. Adote um álbum, e, se tiver acesso aos créditos das canções, informe, nos comentários, o título de cada canção na ordem em que aparece, seguido do nome dos compositores.

COMO BAIXAR OS ARQUIVOS DESEJADOS

Tenha certeza de que você está na página dedicada ao artista procurado, e não apenas vendo uma determinada postagem, como uma nota de atualização ou uma nota biográfica. Procure selecionar o artista clicando sobre seu nome na lista apresentada no final da página.

A página do artista apresenta a seguinte ordem: biografia, vídeos disponibilizados no Youtube e as capas dos álbuns com os respectivos links. Para baixar os álbuns, basta clicar na imagem do canário abaixo da frase "TIRE ESTE ÁLBUM DA GAVETA".

domingo, 5 de maio de 2013

CHÃO E CHINELO

Formado em Recife em 1995, à base de sanfona, triângulo e zabumba, o grupo Chão e Chinelo seguia a tradição da urbanização dos ritmos nordestinos sedimentada por Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. O caminho trilhado por outros grupos como Mestre Ambrósio e Cascabulho deu uma guinada com a entrada da guitarra de tintas psicodélicas de Niltinho (também interessado em música indígena, ruidos eletrônicos e tribais) e a rabeca do mestre de maracatu Maciel (filho de mestre Salustiano, referencial de Chico Science). Esse arrasta-pé (daí o nome do grupo) turbinado (sem afastar-se dos cânones) sacode Loa do Boi da Meia-Noite entre cocos arretados e maracatus. Integrado ainda por Caçapa (viola nordestina, percussão e voz), Márcio Costa (pandeiro, trombone e percussão), Gustavo (pandeiro, mineiro – um ganzá gigante – e backing vocal), Guilherme (tambor, triângulo, maraca e backing), o Chão e Chinelo ressalta antecedentes como o lendário coquista Chico Antonio, descoberto pelo folclorista e escritor Mário de Andrade a quem é dedicado Coco de Fulô Rodado. Tumbado com coro de resposta e guitarra zoando no suporte, Chã de Camará vai para o Maracatu de Baque Solto Estrela de Ouro. O percussionista Gustavo chega ao requinte de vestir um tradicional surrão, roupa de maracatu rural com sinos na barra, que ele utiliza como instrumento rítmico. A instrumental E Eu Correndo Atrás de Tu destaca o diálogo de zabumba e pandeiro com a rabeca no serrote melódico. O tratamento dos temas é cru e aliciante (Lá no Forró de Zé Dantas, Machadeiro, Coco de Joana) e nem uma pitada de populismo (em Forró pra Todas as Idades) desarma o impacto da mistura. O disco do Chão e Chinelo pode ser adquirido com Niltinho (xx 81 428 4777) ou Márcio (xx 81 445 6964). (Tárik de Souza)

Márcio Costa - vocal, matraca, pandeiro e baje; Sidclei - percussão; Guilherme Medeiros - vocal, bombo 20", triângulo, mineiro e maracas; Maciel Salu - vocal, rabeca, pandeiro, gaita e surrão; Nilton Jr. - voz, vocal, guitarra, agogô, gonguê, baje, maraca flautahopi; Caçapa - voz, viola de 10 cordas, zabumba, bombo 20" e maracas; Gustavo Vilar - vocal, pandeiro, palmas, mineiro, surrão e maracas.


Um comentário:

  1. Augusto Flávio (Juazeiro-Ba)

    O link de Wander Lee "Sambarroco" depois de baixado, é o disco "Faro" e não o "Sambarroco" você poderia corrigir.

    Abs.

    ResponderExcluir

Topo da Página ↑