Seja bem-vindo ao BRASIL DE DENTRO. Vamos tirar o Brasil da gaveta!

Playlist - Caetano, Gil, Gal, Bethânia, Chico e Milton

LEIA!

O BRASIL DE DENTRO é um blog que não visa lucro. Seu objetivo é apenas um: desvendar o Brasil para os brasileiros. Quer ajudar a concretização desse objetivo? Faça o seguinte: divulgue o BRASIL DE DENTRO entre seus amigos. Um grande abraço!

COMO BAIXAR OS ARQUIVOS DESEJADOS

Tenha certeza de que você está na página dedicada ao artista procurado, e não apenas vendo uma determinada postagem, como uma nota de atualização ou uma nota biográfica. Procure selecionar o artista clicando sobre seu nome na lista apresentada no final da página.

A página do artista apresenta a seguinte ordem: biografia, vídeos disponibilizados no Youtube e as capas dos álbuns com os respectivos links. Para baixar os álbuns, basta clicar na imagem do canário abaixo da frase "TIRE ESTE ÁLBUM DA GAVETA".

quarta-feira, 21 de abril de 2021

RAÍZES CABOCLAS


Uma Aldeia Amazônica Comungando um Planeta

Por Ivan Matos, em 14 de março de 2021.

 

Eram os anos 1980. O Brasil emergia de um estado obscuro e os movimentos artísticos careciam resistirem-se de renovação.

 

Dessa leva, da margem esquerda do Rio Solimões, na cidade de Benjamin Constant, no sudoeste amazonense, surge o Grupo Raízes Caboclas, parido pelo professor Celdo Braga e completado em gestação por mais três jovens, seus estudantes à época, em sua formação inicial: Júlio Lira, Osmar Oliveira e Kafuringa (Raimundo Angulo), que perdurou em estado de gravidez absoluta por quase 30 anos.

 

Sua gestação aconteceu em um momento brasileiro de profunda transformação social e política, onde o sêmen ovava dos temas ambientais e ganhava o volume de gravidez no final da década de 1980, partindo do princípio (de Leon Tolstói) de que “se quiseres ser universal, deves, pois, começar por cantar a própria Aldeia”.

 

É exatamente como canta o cântico amazônico e universal de Celdo Braga em

 

COMUNHÃO DA TERRA

 

É tempo ainda de amar sem fronteiras,do amor ser a bandeira de união do mundo inteiro. Ainda creio que essas flores separadas serão flores perfumadas em um só canteiro.É tempo ainda de ver que a esperança não é só uma dança de fumaça pelo ar. Ainda sonho que o sol da nova era, coroando a grande espera, seja a luz de um novo olhar. Eu canto forte essa canção que encerra a comunhão da terra pela soma dos quintais, mas pergunto ao Criador que fez a gente, por que assim tão diferentes para sermos iguais? (in Raizes Caboclas – Missa Amazônica, faixa 12).

 

O mundo despontava para momentos Ecos, a 92 aconteceria no Rio de Janeiro, e muitos artistas amazônicos fizeram ecoar os sons da floresta, chamando atenção para a nobreza de conservá-la, alertados de uma preocupação simbólica com o desmatamento, o tráfico, a exploração indiscriminada da fauna e da flora e a preservação do caboclo, do índio, dos ribeirinhos e de suas formas extrativistas (e sustentáveis) de viver e conservar.

 

O tema permanece e continua atual!

 

A importância do canto, do ato e da arte amazônicos significava um despertar para as belezas do lugar e para o simbolismo de despontar no momento ecológico que aflorava no mundo, notificando a dimensão de um lugar e de seu alcance planetário.

 

E foi cantando essa (e nessa) aldeia, e foi rimando águas, florestas e gentes por dimensões à-f(l)ora, com seu jeito enraizado e com seu remo banzeirando os Rios Solimões e Javari, ao mesmo tempo fincados no chão da floresta, que o Grupo Raízes Caboclas, carregando no seu bojo influências ameríndias dos Alpes e dos Andes colombianos, peruanos, bolivianos, mas sem desprezar suas raízes indígenas, caboclas e ribeirinhas brasileiras, percorreu sua estrada sudoeste-amazônica, ou melhor, navegou por rios que beiravam sua aldeia de clima tropical chuvoso e úmido, perfazendo trechos, veredas e igarapés por quase 1700 Km, até chegar em outras plagas e alcançar longínquos rincões, com seu canto e com seu jeito peculiar, para fazer-se compreender sua linguagem e sua performance e para comungar a Terra e o clima quente de outros lugares, com outros seres planetários e universais, carregado dos seus labores e de suas forma de expressão.

 

Eis o Raízes Caboclas, com o som dos seus 12 álbuns autorais encantantes dessa região tão rica, tão singular e tão universal, historicamente.

3 comentários:

  1. Parabéns o blog é sensacional, gostei muito, principalmente porque VC posta muitos cds de cantores de Manaus (JOIAAAA) espero muito que vc continue muitos e muitos anos com esse magnifico trabalho, Amigo por favor posta a discografia do (Arlindo Junior) eu ficaria muito grato pela gentileza, Vou aguardar, Valeu

    ResponderExcluir
  2. Amigo SILVIO e amigos do blog eu estou precisando do disco que tenha essa musica, só que eu não sei o titulo da musica e o nome do cantor. sei um trecho da letra da musica é assim, (foi pensando em vc, que eu fiz essa canção, sentindo grande tristeza dentro do meu coração, vc esta tão longe e não posso me esquecer, as horas meigas de amos que passei junto a vc, pra que sofrer se a vontade é voltar, vem que te espero amor ao meu lado regressar, uma nova vida recomeçar)por favor me ajude é pra tocar no dia do aniversario da minha esposa ela gosta muito dessa musica lembra-nos do nosso casamento em 1976, ela gostaria muito ouvir tocar no seu aniversario, meu email moicanbf@gmail.com conto muito com a ajuda de todos muito obrigado a todo que me ajudarem

    ResponderExcluir
  3. Amigo Sérgio santos desculpas por trocar o teu nome por Silvio

    ResponderExcluir

Topo da Página ↑