
O cantor e compositor Juraildes da Cruz nasceu no dia 23 de novembro de 1954 em Aurora do Norte, hoje estado do Tocantins. Cresceu ouvindo cantigas de roda, folias de reis, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.
Iniciou a carreira artística em 1976 no GREMI de Inhumas, quando foi classificado em primeiro lugar. Participou de mais de cem festivais de música, com destaque para o Festival Tupi-79, onde se apresentou com Genésio Tocantins, ao lado de artistas como Caetano Veloso, Elba Ramalho, Zé Ramalho e Jackson do Pandeiro.
Gravou seu primeiro disco contando com a participação de Chiquinho do Acordeon, Sebastião Tapajós, Paulo Moura, Jaques Morelenbaum, Fernando Carvalho, Nilson Chaves, Mingo e Xangai, trabalho posteriormente transformado em CD.
Suas composições já foram gravadas, entre outros, por Pena Branca e Xavantinho, Xangai, Rolando Boldrin e Margareth Menezes. Em 1994, Pena Branca e Xavantinho gravaram a composição de Juraildes "Memória de carreiro", que abre o CD "Uma dupla brasileira". Participou do CD coletânea "Made In Dependente Brasil - O melhor da música independente", cantando as músicas "Dodói", que abre o CD, e "Cantiga". Participou, ainda, do CD gravado ao vivo "Canto Cerrado", no qual interpretou "Nóis é jeca mas é jóia".
Cantou também com Xangai o forró "Fuzuê na taboca" no CD "Eugênio Avelino - Lua cheia, lua nova". Em 1998, lançou o segundo CD, "Lugar seguro", também independente, com destaque para as composições "Rio Araguaia", parceria com Hamilton Carreiro, "O melhor da festa", "Nóis é jeca mas é jóia", "Meninos" e "Vida no campo", além da faixa-título, todas de sua autoria.
Em 2000, foi classificado no concurso do projeto "Rumos musicais", do Banco Itaú, para fazer o mapeamento cultural do país, representando o Centro-Oeste e especialmente o Tocantins. No mesmo ano, esteve no Rio de Janeiro, onde gravou programas na Rádio MEC com os radialistas Ricardo Cravo Albin e Adelzon Alves, além de apresentar show no Teatro do Serviço Social da Indústria. Em 2002 teve a composição "Luz dourada" gravada por Xangai no CD "Brasileirança".
Em 2004, apresentou-se com Xangai, no Centro Cultural Banco do Brasil, (RJ), dando o que a crítica denominou de uma verdadeira aula em treze faixas sobre a variada música sertaneja.
A união dos dois artistas foi tão apreciada pelo público que, no mesmo ano, foi lançado, pela Kuarup, o CD "Nóis é jeca mais é jóia, reunindo os dois artistas. Além de áudio, o CD, que tem co-produção de Xangai com Mário Aratanha, também é CD-Rom, com dois vídeoclipes que mostram, em tela de computador, Xangai e Juraildes cantando no estúdio. Os arranjos do disco foram criados na hora das gravações, contando com a interação dos violões do maestro João Omar, responsável pela direção musical do CD, de Juraildes, e de Xangai, o que resultou num trabalho de rara espontaneidade. Também tiveram participação na obra Chico Lobo (viola caipira), Mariá Porto, que cantou "Enfeites de cabocla", Antônio Adolfo(piano e rebeca). No repertório, "Nóis é jeca mais é jóia", música título do CD, que deu a Juraildes o prêmio Sharp em 1997 e que, no disco, é interpretada em duo. Também clássicos como "Desastando nó", de Xangai, soleada por Juraildes e inéditas, como ""Convida eu" (para Bush e Saddam) e "Bolero de Isabel", soleada por Xangai em audio e em vídeo. Também presentes, sucessos de Juraildes como "Vida no campo", "Lugar seguro" e "Ei flor". Os dois vídeoclipes foram filmados e montados por Mário Aratanha e produzidos no Rio de Janeiro, na região de Araras, em Petrópolis, onde o CD foi gravado. Em 2005, apresentou-se, com Xangai, acompanhados por João Osmar, na Sala Funarte, no Rio de Janeiro.
Discografia:
1990 – Cheiro de Terra
1998 – Lugar seguro
2002 – Hot dog latino
2004 – Nóis é Jeca mais é jóia- c/Xangai
2005 – Cantão pro mundo
2006 – Meninos
2009 – Roda gigante
estou maravilhado com a descoberta do blog.
ResponderExcluirviva a cultura brasileira.
vamos sim tirar o brasil da gaveta.
queria tirar da gaveta o disco sou
do tempo do baião de dois que a besta
fera não comeu, do bem legal jorge melo.
valeu.
Maravilha! Porém entrei em contato com o Juraildes e pretendo adquirir os CDs que ele tiver para vender. Aqui está faltando o Cantão pro Mundo... vamos completar? Parabéns pelo site! Já está no meu favoritos.
ResponderExcluirESTOU FELIZ POR BAIXAR ESSES CDS.
ResponderExcluirMAS FALTA O LINK DO CANTÃO PRO MUNDO,
SE FOR POSSÍVEL COLOQUE O LINK.
GRATO!
Valeu ai vai um link pra xangai e eloma http://www.4shared.com/file/ywpcJDgp/elomar.html?
ResponderExcluirhttp://www.4shared.com/file/OJJbr2OA/xangai.html?
E Flor, uma das musicas mais lindas que ja ouvi, a muito procurava o autor graças a internet, tive esta alegria.Parabens pelo site!
ResponderExcluirGraças a internet podemos contar com um site dessa
ResponderExcluirnatureza e qualidade,mostrando ao brasil que nós temos uma riqueza cultural imensa ,desconhecida da maioria.Esses artistas são como pedras preciosas no nosso balaio cultural,tem uma riqueza artística e cultural muito grande e precisam ser mais divulgados, pra que o povo possa conhecer a nossa qualidade musical e parar de consumir lixo musical.Gostaria de sugerir três nomes que acho injustiça não constar: Antonio Nóbrega,João Bá e Bulu-Bule,o primeiro, tem uma bagagem imensuravél, na nossa cultura, e o segundo, João Bá tem uma riqueza muito grande,e Bule-Bule é um artista comprometido com a cultura , de Cordel tambem;e acho que eles iriam abrilhantar ainda mais a lista do site.Deixo minha sugestão e parabenizo pela iniciativa do site.
Caro amigo internauta, fico feliz que você seja, conforme a metáfora de Caetano, aquela vaca profana que põe seus cornos acima da manada, e que, por essa razão, não está consumindo o que os meios de comunicação estão impondo à massa. Também curto muito a música do Juraildes e "Ei, flor" é sem dúvida uma belíssima canção.
ResponderExcluirPostarei em breve Antônio Nóbrega e João Bá. Quanto a Bulu-bule, ainda não tive o prazer de conhecer. Mas é uma boa dica de pesquisa. Adoro descobrir novos artistas, sobretudo aqueles enterrados em uma gaveta de alguma gravadora...
Obrigado pelo apoio. Um abraço.
Isso aqui é uma maravilha heim!
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho!
Uma vez mais te parabenizo pelo teu blog. Aliás, divulguei-o agora a pouco pelo Facebook.
ResponderExcluirAdoro o Juraildes, o Elomar, o Xangai, o Almir Sater, a Roze, o Ednardo, a Amelinha, o Nóbrega e tantos outros que tu disponibilizou aqui.
MUITO OBRIGADO!
Obrigado, Jéferson, por prestigiares o BRASIL DE DENTRO. Fico feliz por divulgá-lo. Espero que as pessoas possam ter acesso à boa música brasileira e, desse modo, deixem de aplaudir modismos como Michel Teló. Faço-te um convite: Vamos tirar o Brasil da gaveta?
ExcluirNossa, estou muito feliz por ter encontrado esse blog e os CDs do Juraildes da Cruz pra baixar!!! Estava procurando e não encontrava... pena que não tem o CD Cantão pro Mundo... alguém sabe onde podemos encontrá-lo pra baixar? Muito, muito grata!
ResponderExcluirObrigado, Jana, por prestigiares o BRASIL DE DENTRO. Vamos tirar o Brasil da gaveta?
ResponderExcluirOs links foram deletados ou excluídos?
ResponderExcluirOlá, Danielle. Agora você já pode baixar os álbuns de Juraildes da Cruz. Os links haviam expirado, mas agora estão OK. Continue desbravando este BRASIL DE DENTRO.
ExcluirOs links não tá funcionando
ResponderExcluir