Seja bem-vindo ao BRASIL DE DENTRO. Vamos tirar o Brasil da gaveta!

Playlist - Caetano, Gil, Gal, Bethânia, Chico e Milton

LEIA!

O BRASIL DE DENTRO é um blog que não visa lucro. Seu objetivo é apenas um: desvendar o Brasil para os brasileiros. Quer ajudar a concretização desse objetivo? Faça o seguinte: divulgue o BRASIL DE DENTRO entre seus amigos. Um grande abraço!

COMO BAIXAR OS ARQUIVOS DESEJADOS

Tenha certeza de que você está na página dedicada ao artista procurado, e não apenas vendo uma determinada postagem, como uma nota de atualização ou uma nota biográfica. Procure selecionar o artista clicando sobre seu nome na lista apresentada no final da página.

A página do artista apresenta a seguinte ordem: biografia, vídeos disponibilizados no Youtube e as capas dos álbuns com os respectivos links. Para baixar os álbuns, basta clicar na imagem do canário abaixo da frase "TIRE ESTE ÁLBUM DA GAVETA".

domingo, 5 de julho de 2020

NILTON RABELLO


A música de Nilton Rabello

Por Ivan Matos

De entrada

“Ninguém olha pro centro do país
E a gente vai tentando ser feliz
Cantando de Pixinguinha a Paralamas
Também a gente escuta muita lama [...]”

(Rabello. Centro-Oeste. In 2014 - 30 Anos de Música.)

É comum pensar-se que no Goiás só existe duplas de cantores e que, por isso, só se toca a música rotulada de sertaneja. De cara, um preconceito e um paradoxo. O ledo engano é preconceito, porque quem assim pensa não conhece o Goiás e muito desconhece a cultura musical goiana.


“No fundo eu sou goiano [...]
Mas o melhor é que sou brasileiro
[...]
Sou do samba, funk, rock, pop
Bom moleque, olha o breque
Ninguém olha pro Centro-Oeste do país
E a gente vai cantando como quis”
[...]
(idem)

Eis o paradoxo. No Goiás não há sertões! E se não há, não se pode classificar sua cultura musical como sertaneja, muito menos unificá-la  com um rótulo, como se lá apenas se cantassem em duplas.
As duplas existem lá, mas lá não existe apenas duplas.  Além do que as tais duplas cantam qualquer coisa, menos o sertão:

“E pra saber do nosso paradeiro
É aqui no Centro-Oeste brasileiro
[...]
E a gente vai bolando um plano xis
Pensando gravar de novo um LP
Pra provar que aqui tem a pura MPB.
No fundo tem mais som nesse celeiro.”
(ibidem)
E tem mesmo... Assuntem!

Quem é Nilton Rabello?

Nilton Rabello nasceu em Anápolis, município que se situa no sudoeste goiano e que se constitui o segundo mais importante município do estado. Bom de bola, ainda menino, com 10 anos de idade foi morar em Goiânia com o intuito de estudar e de se tornar jogador de futebol. Mas a música estava enraizada.

A vida fez Nilton Rabello cumprir seu destino. Jogou no Atlético Goianiense, no Clube Jaó e no Goiás Esporte Clube, formou-se em Ciências Econômicas e se tornou cantor/compositor. E, posso garantir, dos bons.

A música na Vida de Nilton Rabello

Nilton Rabello nasceu em uma família musical. Seu pai era violonista e sua mãe cantora, seus irmãos mais velhos eram músicos não profissionais, mas também tocavam, cantavam e acompanhavam o pai nas cantorias familiares. O repertório passeava de Dilermando Reis a Cartola e de Dalva de Oliveira a Elizeth Cardoso.

O cantor e Compositor

A carreira de jogador de futebol é curta. A de cientista econômico não foi avante. Restou-lhe a música e Nilton Rabello fez dela sua vida. São quase 500 composições registradas.  O início da carreira teve impulso quando, ainda estudante secundário, participou com destaque do FICO – Festival Interno do Colégio Objetivo.

Hoje ele detém uma discografia invejável. Ao todo são 01 compacto simples, 10 CD e 02 DVD, todos autorais.

Profissional da música desde 1980, firmou-se cantando nos bares da cidade e participando de festivais.  Em 1990, representou o Estado de Goiás no Festival de Música do Wyoming – EUA, juntamente com Marcelo Barra, outro cantor goiano. Por lá, fizeram mais de 10 apresentações.

Um dos seus álbuns (2005 – Sol a Sol) foi patrocinado por um empresário holandês e teve o lançamento oficial em Rotterdam, no Teatro Evennar, em 2006, sendo lançado no Brasil apenas no ano seguinte.

O espaço

Nilton Rabello não encontra espaço na mídia nem toca no Rádio fora da cidade de Goiânia. É mais um dos muitos artistas brasileiros que produz música de qualidade e não ultrapassa fronteiras, apesar de fazer música brasileira e universal.

Lamentamos nós, que tanto gostamos da boa música e perdemos todos nesse processo. As emissoras de rádio e de televisão, que perdem audiência, nós porque nos é negado o acesso à boa arte, e o artista que tanto carece do espaço para que sua música e sua arte alcancem o público.

Brasil de Dentro

O brasildedentro.blogspot.com assume a nobre função de mostrar essa música para o Brasil e para o mundo, de dar vez a esses artistas e de ecoar as suas vozes. E assim vai tirando o Brasil da gaveta.


26 comentários:

  1. Obrigado ao Brasil de Dentro pela matéria, sinto-me honrado pela oportunidade de divulgação do meu trabalho fora do Centro-Oeste. Particularmente agradeço ao Ivan Matos pelo seu belo texto, profissionalismo e generosidade.

    ResponderExcluir
  2. infelizmente ficou o rótulo que em Goiás só tem duplas sertanejas, más foram os próprios goianos que o fizera. O Milton pode ser comparado como alguns belos mineiros do vale do Jequitinhonha como Paulinho pedra azul; Shangai e aqui no centro oeste a Diana Pequeno, no sertão baiano o Elomar, e tantos outros de quilates brilhantes.

    ResponderExcluir
  3. Não esqueçamos a música de raiz!O que tá na mídia é só o caldo ralo e indigesto feito pela mídia que explora e e goza do supérfluo!A essência não pode se perder,por que onde existe um coração sensível,vive a poesia.

    ResponderExcluir
  4. Goiás não é só sertanejo, tem música boa, de qualidade. A exemplo disso é o cantor e compositor Nilton Rabello.

    ResponderExcluir
  5. Luís Cláudio Fernandes5 de julho de 2020 às 16:52

    Nilton Rabello é um grande compositor de quem o povo goiano deve se orgulhar. Compõe como grandes nomes da música brasileira, toca um violão finíssimo e possui uma voz privilegiada.

    ResponderExcluir
  6. Um dos maiores cantores e compositores do nosso país, finesse e elegância no seu som!

    ResponderExcluir
  7. Um músico de grande qualidade,sua voz, composição e violão são impecáveis infelizmente seu valor é pouco reconhecido...

    ResponderExcluir
  8. Nilton Rabello é um dos artistas mais completos da música popular brasileira, escreve,toca, compõe e canta bem. Tem um canto forte e suas canções são ricas em harmonia.

    ResponderExcluir
  9. Conheço nilton desde a época do fico,festival objetivo. Notável compositor e cantor,genuinamente goiano. Relata com maestria em suas canções nosso Goiás e Brasil mundo afora.

    ResponderExcluir
  10. Nilton Rabello é um compositor brilhante, que trata a música com cuidado e sabe fazer isso com qualidade. Acompanho sua carreira desde que começou a compor. Violonista hábil, de harmonia rebuscada, intérprete vocal vibrante e muito afinado.Assim é Nilton Rabello ou Niltinho para os amigos, um artista completo, dedicado intensamente à música. Para nossa sorte.

    ResponderExcluir
  11. Excelente texto, bom saber que há música diferente em Goiás. Não vou elogiar mais o texto, devido ao meu sobrenome poderia parecer suspeito. Mas é sempre um prazer de ler.

    ResponderExcluir
  12. Excelente matéria!

    Fica evidente que a arte musical autônoma no Brasil - o que se torna uma exacerbação extrema em Goiás -, é absurdamente injustiçada e incoerente com os padrões midiáticos que pairam majoritariamente em nosso universo; a história e a música do Nilton Rabello só corroboram isso. É lamentável que um compositor dessa envergadura viva e trabalhe quase que no anonimato e que a grande maioria do povo "goiano-brasileiro" seja praticamente impedida de conhecê-lo, em consequência de uma inversão de valores artísticos irresponsável e inescrupulosa.

    Parabéns ao Brasil de Dentro por nos proporcionar uma reflexão crítica da realidade cultural brasileira profunda e verdadeira. Avante.

    ResponderExcluir
  13. Foram tantos encontros com este grande artista, que já nem sei contar. Tive o prazer de conhecer o Niltinho ou Júnior como é chamado em família, exatamente neste ambiente: a família. Tive o prazer de conhecer o pai, "Seu Nilton" e também sua mãe, irmãos e em especial meu querido e saudoso Geraldo Rabello, sobrinhas, sua companheira de anos de amor é cumplicidade, filhos e até a netinha linda "Liz" a paixonite aguda do avô Niltinho. Este cara, durante tantos anos, sempre mostrou-se amigo, parceiro, trabalhador,honesto e correto em sua conduta. Mas tenho que render homenagens ao excelente e completo artista/artesão da música popular brasileira e goiana em particular. O cara é bão demais da conta... rsss. Meu amigo, sou fã de seu trabalho e orgulhoso de ser seu amigo. Parabéns e continue sua linda missão de alegrar os corações no Goiás, no Brasil e no mundo afora . Fraterno abraço do véi J.Bosco Gouthier.

    ResponderExcluir
  14. Este Brasil de dentro é muito rico e esquecido.

    ResponderExcluir
  15. Nilton Rabello é a expressão da arte musical no seu mais primoroso estilo MPB que floresceu e se mantém em Goiás contra a hegemonia da música enlatada produzida pela indústria cultural. Com técnica,letra, harmonia e melodia inigualáveis ele canta a alma da nossa gente. Conhecer o artista e grande ser humano que é o Niltinho é uma preciosidade.

    ResponderExcluir
  16. Nilton Rabello é a expressão da arte musical no seu mais primoroso estilo MPB que floresceu e se mantém em Goiás contra a hegemonia da música enlatada produzida pela indústria cultural. Com técnica,letra, harmonia e melodia inigualáveis ele canta a alma da nossa gente. Conhecer o artista e grande ser humano que é o Niltinho é uma preciosidade. Railton Nascimento Souza

    ResponderExcluir
  17. Tenho todos os CD'S!!! Simplesmente único! Excelente!

    ResponderExcluir
  18. Conheço o Nilton Rabelo e seu trabalho, Nilton Rabelo é um compositor e seu trabalhO está entre os melhores da nossa Rica MPB, rico em harmonia alem de ser exelente inerprete, grande Nilton!

    ResponderExcluir
  19. Nilton é um compositor de primeira linha. Temos outros grandes nomes em Goiás também, em termos de MPB: Gilberto Correia, Valter Mustafé, Luiz Augusto, Celso Galvão, Carlos Brandão, Laércio Correntina, Juraíldes da Cruz, Gustavo Veiga e muitos outros.

    ResponderExcluir
  20. Trabalho maravilhoso! Tem uma construção poética riquíssima!

    ResponderExcluir
  21. É com um sentimento misto de alegria e tristeza e uma sensação mista de prazer e dor que, após ter lido tanto o artigo quanto os comentários anteriores que deixo aqui o meu recado pessoal.
    Infelizmente, somos cidadãos de um país onde os interesses pessoais dos nossos representes estão sempre acima de seus deveres para com a nação, e um desses deveres é exatamente valorizar a verdadeira cultura que como pude constatar através do artigo tão esclarecedor e de tudo o que foi acrescentado a ele por aqueles que o leram antes de mim e principalmente, os que tiveram a sorte de conhecer a arte do Nilton antes disso.
    O misto de sentimentos e sensações a que vi-me submetido vem do fato de que estive sempre ligado á arte desde a minha mais tenra idade, a principio convivendo com parte dela e no mais intimo do meu ser, desejando ser parte dela.
    Não é só alguém como eu, dotado de veia artística que se exaspera com o descaso geral com a boa musica e a verdadeira cultura existente em nosso país. Qualquer pessoa dotada de um mínimo de sensibilidade sente-se enojado com o que a mídia tem feito com a verdadeira arte.
    Antes de finalizar, quero parabenizar o blog pela iniciativa de resgatar e lutar pra manter viva a nossa verdadeira arte e também agradecer a Ivan por me apresentar um artista de talento, sensibilidade e tamanha grandeza que é o Nilton Rabello.

    ResponderExcluir
  22. Parabéns Niltinho! A luz brilha sobre vc que aprendeu a reluzi-la, ou seja,somos privilegiados por conhecer sua música que irradia paz, carinho e muito amor! Bjs Steterianos

    ResponderExcluir
  23. Parabéns por nos proporcionar grandes momentos. Tive o privilégio de cantar com você e dividir as alegrias que a música nos proporciona. Desejo um caminho de muita paz e sucesso!

    ResponderExcluir
  24. Adoro as composicôes e a musicalidade da voz do Nilton Rebelo.Parabens por não desistir d3vum trabalho lindo pois Goiás não é só música sertaneja

    ResponderExcluir
  25. O que não falta ao Nilton Rabelo é talento , orgulho de goiás , um dos melhores .

    ResponderExcluir

Topo da Página ↑