Recife - Outubro de 1992:
Nascia em meio ao boom do Mangue Beat um grupo essencialmente ligado às raízes
nordestinas, com fortes referências no cavalo marinho, maracatus, coco,
cirandas, samba e forró, mas cujos integrantes possuíam influências diversas
como rock, jazz, dança de rua, pop africano e até música árabe.
Sérgio Veloso (Siba), que
estudava música na UFPE e que tocava com Eder (O Rocha), já tinha uma forte
ligação com o Maracatu e o cavalo marinho. Siba também havia estudado com
Helder Vasconcelos, que possuía um envolvimento informal com a arte e assim
como ele tocava guitarra. Helder, a convite de Siba, conheceu o Cavalo Marinho
e eles começaram a brincar Maracatu Rural no carnaval. Através do contato dos
músicos com essas manifestações populares, a base do Mestre Ambrósio foi
construída, cujo nome fazia referência ao Mestre de cerimônia do Cavalo
Marinho. Eder, que era baterista,
encontrou-se com a percussão e com a zabumba do Maracatu e forró, e Helder
encontrou-se com o Cavalo Marinho, que lhe deu possibilidade de relacionar e
interligar arte, música e dança, o que enriqueceu seu envolvimento com a
percussão, além do fole de oito baixos.
O grupo, já com Mazinho Lima
(baixo e triângulo) e Maurício Alves (percussão) em sua formação, começou com
seus bailes de forró e obtive um feedback positivo do público. De acordo com
Helder Vasconcelos, no início houve certa confusão de como introduzir o forró
no trabalho da banda, já que o envolvimento dos integrantes com a música tinha
sido predominantemente marcado pelo rock. Segundo Helder, o grupo fez dois
shows, um elétrico, para satisfação das necessidades musicais próprias, e um
acústico, para entendimento do que o público queria.
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Grupo de pop-rock formado em
1992, na cidade de Recife, por Siba (Sérgio Veloso - voz, rabeca e guitarra),
Éder Rocha dos Santos (bateria e zabumba), Hélder Vasconcelos (teclado e
triângulo), Mazinho Lima (baixo e voz), Maurício Alves de Oliveira (percussão)
e Sérgio Cassiano (voz e percussão). O nome do grupo é referência a um
personagem (Mestre de cerimônia) do Cavalo Marinho, tradicional teatro de rua e
da Zona da Mata de Pernambuco, variante do Bumba-meu-boi. Quando começou a se
apresentar no primeiro semestre de 1993, seu repertório era formado apenas por
músicas instrumentais. Logo após foram adicionados os vocais. A banda, assim
como outras do cenário mangue beat (Nação Zumbi e Mundo Livre S/A), fixou base
em São Paulo e dali partiu com sucesso para outras capitais do país. Em 1996
gravou "Mestre Ambrósio", CD lançado por selo independente que contou
com a produção de Lenine, Marcos Suzano e Denílson. O disco vendeu cerca de 20
mil cópias, tendo como destaques as faixas "Pé de calçada" e "Se
Zé Limeira sambasse maracatu", ambas de autoria de Siba e transformadas em
clipes veiculados na MTV. No disco também foram incluídas as composições
"Forró de primeira" (Heleno dos 8 baixos - Helder Vasconcelos),
"Jatobá" (Siba), "Estrela amazona" (Cavalo marinho do mestre
Batista - folclore), "Três vendas" (Siba), "O circo de Seu
Bidu" (Siba), "Mensagem pra Zé Calixto" (Siba), "Usina -
Tango no mango" (Siba, Paulírio e Chico Antônio), "Pipoca
moderna" (Sebastião Biano e Caetano Veloso), "A roseira - onde a moça
mijou" (Luiz Oliveira e Waldemar Oliveira), "Benjaab" (Siba e
Lenine), "Matuto do salame" (Siba) e "A feira de Caruaru"
(Onildo Almeida). O clipe "Se Zé Limeira Sambasse Maracatu" foi
indicado para o festival "Video Music Brasil" (da MTV) na categoria
"Banda-Artista-Revelação". Ainda do primeiro disco da banda se
destacaria a música "José" (Siba), incluída na coletânea
"Strictly Worldwide", do selo alemão Piranha Records, especializado
em música étnica. Neste mesmo ano de 1996, a banda fez sua primeira turnê pelo
exterior apresentando-se na Alemanha, Portugal, Espanha, Bélgica e Luxemburgo.
No ano seguinte, em 1997, o grupo radicou-se na cidade de São Paulo. Neste
mesmo ano a composição "Baile catingoso", de autoria de Siba
(pertencente ao primeiro disco da banda), seria incluída na trilha sonora do
filme "Baile perfumado", de Paulo Caldas e Lírio Ferreira. Em São
Paulo surgiram convites para a banda fazer apresentações em Nova York, onde se
apresentou no Summer Stage, no Central Park. Neste mesmo ano de 1997 a banda
lançou, dessa vez pela Sony Music, o seu segundo CD, com produção do experiente
iugoslavo Mitar Subotic, conecido como Suba. Com o título de "Fuá na casa
de Cabral", o disco caracterizou-se pela mescla da tradicional música
pernambucana com elementos pop. Foram incluídas as faixas "Trupé"
(Miço, Mestre Biu, Alexandre, Borba, Manoel Roque, Manoel Deodato, Sidrak, Biu
Roque e Luiz Paixão), "Os caboco" (Mazinho Lima e Sérgio Cassiano),
"Fuá na casa de Cabral" (Siba e Hélder Vasconcelos),
"Sêmen" (Siba, Bráulio Tavares e Mestre Ambrósio), "Vó
cabocla" (Sérgio Cassiano), "Pareia" (Nilton Jr.),
"Esperança" (Siba), "Pescador" (Sérgio Cassiano),
"Chamá Maria" (Sérgio Cassiano), "Pé-de-calçada" (Siba),
"Usina" (Siba, Mazinho Lima, Hélder Vasconcelos, Maurício Alves de
Oliveira, Éder Rocha dos Santos e Sérgio Cassiano), "Se Zé Limeira
sambasse maracatu" (Siba), "Pedra de fogo" (Siba, Hélder
Vasconcelos e Sérgio Cassiano) e "Maria Clara" (Hélder Vasconcelos e
Sérgio Cassiano). O lançamento do disco aconteceu no festival "Abril Pro
Rock", em Recife, considerado um dos mais emblemáticos da cena mangue bit
em Pernambuco e também um dos mais importantes do pop-rock nacional. O CD
também foi bem aceito pela crítica no Estados Unidos, recebendo crítica
favorável de Jon Pareles, do New York Times. No ano de 1999 o grupo participou
da coletânea "Baião de viramundo", uma homenagem a Luiz Gonzaga,
interpretando a faixa "Cambimba nova" (José Marcolino), coletânea da
qual também participaram vários artistas como DJ Dolores, Comadre Fulorzinha,
Grupo Eddie, entre outros. Ainda neste ano, gravou a faixa "Caçada",
no "Songbook de Chico Buarque", lançado pela Lumiar Discos. No ano
2000 a banda fez turnê por várias cidades dos Estados Unidos. Em 2001, o grupo
lançou, pelo Selo Chaos da gravadora Sony Music, o CD "Terceiro
Samba", fazendo lançamento nas principais casas de show das principais
capitais do país, entre elas, no Canecão, no Rio de Janeiro. No disco, com
produção de Beto Villares, foram incluídos os sambas "Saudade"
(Sérgio Cassiano) e "Lembrança de folha seca", de autoria de Siba. O
nome do disco refere-se ao "terceiro" trabalho da banda e com relação
ao "samba", Sérgio Cassiano explicou que no nordeste, a palavra
"samba" serve também para "festa", daí o nome
"terceiro samba" ou terceiro disco comemorado com festa".
Esclareceu ainda, Sérgio Cassiano, que em alguns lugares do nordeste acontecem
os improvisos de maracatu na Zona Rural, os quais são chamados de
"samba" e a "Sambada" é uma noite de cavalo-marinho
(variante de Bumba-meu-boi). Foram também incluídas no disco várias outras
composições de integrantes da banda, entre as quais "Caninana"
(Siba), "Povo" (Sérgio Cassiano), "Vida" (Sérgio Cassiano),
"Gavião" (Siba), "Coqueiros" (Sérgio Cassiano),
"Fera" (Siba), "Carneirinho" (Hélder Vasconcelos e Biu
Roque), "Sóis" (Sérgio Cassiano), "No bojo da Macaíba"
(Siba), "Espírito da mata" (Sérgio Cassiano), "Cabocla"
(Vinheta), "Mestre guia" (Siba) e a "Sóis" (Marcha) (Sérgio
Cassiano). Neste mesmo ano de 2001, alguns componentes do grupo participaram do
disco "Sortimento", de Zélia Duncan. A partir do ano de 2002 o grupo
continuou trabalhando seu terceiro disco em turnê pela França, Dinamarca,
Inglaterra e Portugal, entre outros países da Europa.
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