Seja bem-vindo ao BRASIL DE DENTRO. Vamos tirar o Brasil da gaveta!

Playlist - Caetano, Gil, Gal, Bethânia, Chico e Milton

LEIA!

O BRASIL DE DENTRO é um blog que não visa lucro. Seu objetivo é apenas um: desvendar o Brasil para os brasileiros. Quer ajudar a concretização desse objetivo? Faça o seguinte: divulgue o BRASIL DE DENTRO entre seus amigos. Um grande abraço!

COMO BAIXAR OS ARQUIVOS DESEJADOS

Tenha certeza de que você está na página dedicada ao artista procurado, e não apenas vendo uma determinada postagem, como uma nota de atualização ou uma nota biográfica. Procure selecionar o artista clicando sobre seu nome na lista apresentada no final da página.

A página do artista apresenta a seguinte ordem: biografia, vídeos disponibilizados no Youtube e as capas dos álbuns com os respectivos links. Para baixar os álbuns, basta clicar na imagem do canário abaixo da frase "TIRE ESTE ÁLBUM DA GAVETA".

terça-feira, 24 de julho de 2012

AMELINHA


Amélia Claudia Garcia Colares (Fortaleza, 21 de julho de 1950), mais conhecida como Amelinha, é cantora e compositora brasileira.

Carreira

Iniciou a carreira na década de 1970 ao lado de outros cantores cearenses como Fagner, Belchior e Ednardo. O grupo ficou conhecido no meio artístico como o Pessoal do Ceará. Partiu de sua terra natal, no ano de 1970, para cursar Comunicação na cidade de São Paulo. Cantando inicialmente como amadora, Amelinha participou de shows do cantor e compositor cearense Fagner, de quem é amiga.

A partir do ano de 1974, inicia sua carreira profissional na música, se apresentando em programas televisivos. Em 1975, viaja para Punta del Este, no Uruguai, na companhia de Vinícius de Morais e Toquinho.

Dois anos depois, Amelinha lança o disco “Flor da Paisagem”, sob produção de Fagner, e foi apontada como cantora revelação da MPB. Em 1979, ganha o disco de ouro com o lançamento do LP “Frevo Mulher”. Mas foi em 1980 que Amelinha foi consagrada como grande intérprete da música popular brasileira, com a canção “Foi Deus que fez você”, composta por Luiz Ramalho, no festival MPB 80, da Rede Globo. A canção foi classificada em 2º lugar, e vendeu mais de um milhão de discos compactos, alcançando o 1º lugar nas paradas das rádios FM e AM.


Em 1980 ganhou o 2° prêmio do Festival da Rede Globo (MPB-80) com a música “Foi Deus que fez você”. Consagrou-se em 1982 cantando o tema “Mulher nova, bonita e carinhosa, faz o homem gemer sem sentir dor”. Nessa época, já possuía diversas gravações e alguns discos produzidos por Zé Ramalho.


Em 1982, interpreta a canção tema da minissérie “Lampião e Maria Bonita”, exibida na Rede Globo, intitulada “Mulher nova, bonita e carinhosa, faz o homem gemer sem sentir dor”, e o disco homônimo ficou entre os 50 mais vendidos do ano de 1982. “Romance da lua, lua” é uma tradução de um poema de Garcia Lorca em Romanceiro Cigano (no original em espanhol, Romancero Gitano).

Foi casada com o cantor e compositor Zé Ramalho.

Discografia

1977 — Flor da paisagem
1978 — Frevo mulher
1980 — Porta secreta
1982 — Mulher nova, bonita e carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor
1983 — Romance da lua, lua
1984 — Água e luz
1985 — Caminho do sol
1987 — Amelinha
1994 — Só forró
1996 — Frutamadura
1998 — Amelinha
2001 — Vento, forró e folia
2002 — Ednardo - Amelinha - Belchior - Pessoal do Ceará

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amelinha

2 comentários:

  1. Para atualizar a discografia dessa cantora singular. Amelinha gravou pela Jóia moderna um excelente disco em 2012: JANELAS DO BRASIL.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, seu blog é excelente, muito material exclusivo que não encontramos em outro lugar. Porém parece que os links das postagens mais antigas estão inativos, com a mensagem do Mediafire dizendo que a conta foi suspensa. Teria como renovar os links, começando pelos discos do Eliezer Setton? Obrigado e parabéns pelo trabalho de resgate da cultura musical brasileira.

    ResponderExcluir

Topo da Página ↑