Seja bem-vindo ao BRASIL DE DENTRO. Vamos tirar o Brasil da gaveta!

LEIA!

O BRASIL DE DENTRO é um blog que não visa lucro. Seu objetivo é apenas um: desvendar o Brasil para os brasileiros. Quer ajudar a concretização desse objetivo? Faça o seguinte: divulgue o BRASIL DE DENTRO entre seus amigos. Um grande abraço!

CAMPANHA "VAMOS TIRAR O COMPOSITOR DA GAVETA"

Ajude a preservar a memória do compositor brasileiro. Adote um álbum, e, se tiver acesso aos créditos das canções, informe, nos comentários, o título de cada canção na ordem em que aparece, seguido do nome dos compositores.

COMO BAIXAR OS ARQUIVOS DESEJADOS

Tenha certeza de que você está na página dedicada ao artista procurado, e não apenas vendo uma determinada postagem, como uma nota de atualização ou uma nota biográfica. Procure selecionar o artista clicando sobre seu nome na lista apresentada no final da página.

A página do artista apresenta a seguinte ordem: biografia, vídeos disponibilizados no Youtube e as capas dos álbuns com os respectivos links. Para baixar os álbuns, basta clicar na imagem do canário abaixo da frase "TIRE ESTE ÁLBUM DA GAVETA".

sábado, 9 de agosto de 2014

FLOR DE CACTUS

Quem vivenciou o cenário da música brasileira nos anos 80 deve se lembrar do Grupo Flor de Cactus. Com a maioria (ou todos?) dos integrantes potiguares, o grupo fez bastante sucesso no Rio de Janeiro, com algumas músicas sendo executadas nas rádios da época. Três LPs foram lançados nos anos de 1980, 81 e 82 respectivamente. A formação do grupo mudou um pouco a cada disco, mas alguns músicos permaneceram em todos os trabalhos: Chico Guedes (baixo), Mingo Araújo (percussão) e Clauton(Neguinho) (bateria).

Um dos grandes momentos do Flor de Cactus foi sua apresentação junto com Zé Ramalho no Projeto Seis e Meia do Teatro João Caetano (RJ) em 1981 quando se apresentou para um público recorde.
Quem produziu todos os discos do grupo foi o também potiguar Leno, da dupla Leno e Lílian da época da Jovem Guarda.

A partir do segundo disco quem passou a integrar o grupo foi o compositor Babal que mais tarde seguiria em carreira solo. Com o fim do Flor de Cactus, Chico Guedes foi para o grupo que acompanha Zé Ramalho e até hoje ele trabalha com o cantor/compositor paraibano. Já Mingo Araújo fez parte, até pouco tempo, da banda que acompanhava Raimundo Fagner.



4 comentários:

  1. Um grande ícone do cenário musical brasileiro fez parte desse grupo. O grande Lenine, como aparece na foto em preto e branco, à direita e de calça branca.

    ResponderExcluir
  2. A foto não é da banda potiguar, e sim, da banda pernambucana. Lenine era da Banda Flor de Cactus de Recife.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, conterrâneo do Canto Potiguar! É o Falcão?
      Obrigado por alertar para o equívoco na foto. Já foi substituída. Acompanho com bastante interesse o trabalho de vocês.

      Excluir
    2. Um abraço Potiguar!
      Marcus Falcão.

      Excluir

Topo da Página ↑