Seja bem-vindo ao BRASIL DE DENTRO. Vamos tirar o Brasil da gaveta!

Playlist - Caetano, Gil, Gal, Bethânia, Chico e Milton

LEIA!

O BRASIL DE DENTRO é um blog que não visa lucro. Seu objetivo é apenas um: desvendar o Brasil para os brasileiros. Quer ajudar a concretização desse objetivo? Faça o seguinte: divulgue o BRASIL DE DENTRO entre seus amigos. Um grande abraço!

COMO BAIXAR OS ARQUIVOS DESEJADOS

Tenha certeza de que você está na página dedicada ao artista procurado, e não apenas vendo uma determinada postagem, como uma nota de atualização ou uma nota biográfica. Procure selecionar o artista clicando sobre seu nome na lista apresentada no final da página.

A página do artista apresenta a seguinte ordem: biografia, vídeos disponibilizados no Youtube e as capas dos álbuns com os respectivos links. Para baixar os álbuns, basta clicar na imagem do canário abaixo da frase "TIRE ESTE ÁLBUM DA GAVETA".

sexta-feira, 27 de julho de 2012

EUGÊNIO LEANDRO


Toda a sua família é de Limoeiro do Norte, Vale do Jaguaribe, CE. Por causa da seca, seus pais procuravam a capital, onde ficavam até as coisas melhorarem. Eugênio Leandro nasceu numa dessas idas para Fortaleza, em 25 de outubro de 1958, mas lá ficou apenas até os dois meses, voltando para Limoeiro do Norte, onde nasceram seus 11 irmãos. Toda a sua formação deu-se no interior, ouvindo cantadores de viola, vaqueiros aboiadores, cantadores de feira, cordelistas. Fica em Limoeiro cerca de vinte anos, quando em 1978 volta para Fortaleza, onde cursa Direito pela Universidade Federal do Ceará, formando-se em 1983. Nesse período, participa ativamente da vida cultural da capital, ingressando em expressivos grupos de cultura da época, sempre ligado ao movimento estudantil, clubes e associações de classe, movimento de trabalhadores, numa época difícil da política brasileira, tempos da abertura, onde a sociedade luta pelo resgate da democracia, da cidadania. Nesse clima de luta, num país avesso a oportunidades, principalmente no mercado da música, tomado pelas multinacionais do disco, rádio estritamente comercial, sem oportunidades, segue a filosofia da produção alternativa, independente, marginal. Faz seu próprio disco, com apoio do movimento social organizado em 1984. Com o parceiro Dílson Pinheiro, organizam duas músicas de cada e viajam para Natal, RN, onde fazem um compacto. A tiragem é de apenas mil cópias, que se esgotam em dois meses. Não reeditam. Eugênio Leandro parte para a carreira solo.

Além dos discos solos, produziu as antologias Compositores e Intérpretes Cearenses e Tempo Trabalho e Cotidiano, além do CD O Peixe, de Abidoral Jamacaru e o Álbum Branco de Nonato Luiz, interpretanto The Beatles, pela Kuarup.

Discografia:

  • Além das frentes (1986)
  • Catavento (1990)
  • A cor mais bonita (1995)
  • Castelo Encantado (2002)
  • À hora dos magos (2008)

4 comentários:

  1. Olá amigos do Site "Brasil de Dentro", onde nesta etiqueta, mostra com bastante eficácia, a vida e a trajetória da família do nosso amigo Eugênio Leandro com enfoques sobre a pessoa deste menino que sempre o admirei, onde na minha adolescência tive o privilégio de conhecê-lo e ver quão admirável era a sua pessoa e que tive o prazer de participar com ele de um Festival de música em Limoeiro do Norte, onde Eugênio já com seu violão em punho conseguiu brilhantemente ganhar o concurso e eu alcançando o segundo lugar.

    Sintia-me orgulhosa de ter pertinho de mim, um futuro cantor, que com sua voz macia, sua tranquilidade ajudou-me nos ensaios mostrando de que maneira eu deveria proceder em questão de tons, de notas musicais e que eu assim como meu pai e irmãos cantava como dizemos de ouvido aguçado, pois nunca estudei música, mas tinha nas veias o gosto pela boa música, já que meu pai tocava acordeon, gaita, flauta e eu cresci amando cantar e ouvir o meu falecido pai cantar e tocar todos os dias na velha casa de alpendre situada no Sítio Arraial em Limoeiro.

    Eugênio Leandro é um ser humano podemos dizer assim completo, possuidor de uma cultura diversificada, pois ele atua em várias áreas do conhecimento, como a música, a literatura, pois é um exímio compositor, poeta, músico, cantor intérprete e além de ter formado-se na área jurídica, ele encanta a todos, por esses valores intelectuais e humanos, onde percebemos a sua simplicidade, humildade em tudo quanto realizas, sem deixar subir-lhes à cabeça, o sucesso e que por merecimento é amado por quem o conhece.

    Menino carismático, alegre, risonho, nunca vi Eugênio com ar de tristeza, de cansaço, ele sempre foi destemido, corajoso para enfrentar qualquer obstáculo que surgia a sua frente.

    Quero parabenizar os administradores do Blog, de aqui neste cantinho falar da vida deste menino limoeirense que atingiu o patamar da fama e não esquece as suas raízes, os seus amigos e é muito louvável o que vocês estão postando aqui sobre o Eugênio, que apesar de termos pouco contado até virtualmente, mas ele para mim é um amigo do coração e vou admirá-lo sempre e desejo-lhe todo sucesso que ele merece em sua trajetória de vida.

    Um grande beijo pra vocês e em especial para o Eugênio..."O Cantor de Limoeiro", que é assim que eu o chamo...!!!

    Mazé Silva!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mazé! Que depoimento lindo! Li-o hoje por acaso, quando fui responder a outro comentário. Lamento não tê-lo lido na época em que você escreveu. Acho que isso aconteceu porque os comentários eram publicados na mesma hora e alguns, por essa razão, acabavam passando batido. Hoje, com a moderação, necessariamente tenho de ler os comentários antes de permitir sua publicação. De qualquer forma, fico feliz pela existência de pessoas sensíveis como você e talentosíssimas como Eugênio Leandro. Como administrador do blog, só tenho a agradecer seu comentário e suas palavras de apoio ao BRASIL DE DENTRO, que, afinal, é o título de uma canção desse grande cantor de Limoeiro.

      Excluir
  2. Eugênio é um gênio! O site informa que foi incluido o disco "Tudo que me nordestes", mas não o encontrei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erivaldo, concordo com você: Eugênio é um gênio! Mas você se confundiu: o disco "Tudo que me nordestes" pertence à discografia do cantor e compositor cearense EUDES FRAGA, conforme informado na nota de atualização.

      Excluir

Topo da Página ↑