Com os pés firmes na tradição e as mentes viajando pela inovação, eles são extrovertidos, irreverentes e voltados para o imaginário popular brasileiro. O Chá de Zabumba, banda fundada há quatro anos, está com o segundo CD quentinho, distribuído pela DI da Gravadora Trama. Com 13 faixas (doze canções + um remix), O novo CD mostra o chamado “forró com atitude”, com o qual a banda reinventa o seu jeito de fazer forró. E o que é forró com atitude? É um forró enérgico, eletrizante, rico em performances, que faz um elo entre a inovação e a tradição, sendo fiel á sonoridade do forró tradicional herdado de Luiz Gonzaga, Jakson do Pandeiro e de outros grandes nomes.
NOVO CD:
O CD intitulado “Pra Sambar um Forrozinho” não vem só para dizer que o samba é bem vindo ao forró, como algumas canções revelam. Esse título é antes uma pitada de subversão no gênero celebrizado por Luiz Gonzaga, já que a sonoridade, as letras e a interpretação fazem jus ao slogan – “forró com atitude” - adotado pela banda Chá de Zabumba.
É certo que os temas abordados no CD são aqueles que a humanidade sempre elegeu. Mas quando se trata do amor, por exemplo, as letras imprimem um novo tom. Um bom exemplo é “Clarisse & Milena” (faixa 8), um xote em cuja fluente e serena melodia, passeiam versos discretamente amorosos, trazendo á tona um assunto que até então era um tabu, pois nas letras do forró, um romance ou uma grande amizade entre pessoas do mesmo sexo sempre foi alvo de olhares preconceituosos. Quanto ao aspecto sonoridade, o Chá de Zabumba lança agora um CD de forró que faz uso deliberado dos recursos eletrônicos, mas com tal equilíbrio e coerência com o discurso lítero-musical que soa muito bem aos ouvidos. Os sons eletrônicos não foram apenas acrescentados, pelo contrário, os efeitos sonoros emanam das próprias canções.
A nova sonoridade do CD também é endossada pela participação de bons instrumentistas como Antônio Barreto (xilofone), Fred Andrade (Guitarra e viola 12 c.), Felipe Johnson (violino), Marco César (bandolim), entre outros. O “Terreiro do Chá” (faixa 9), com quase dez minutos de duração, traz um pot-pourri do coco tradicional da Paraíba, registrados pelo letrista Climério de Oliveira (Clima), exceto o primeiro e o último versos, por ele criados. Essa sessão, cujo primeiro verso é muito bem interpretado por Silvério Pessoa, leva outras participações especiais: Aurinha do Coco, Josildo Sá, Valdir Santos, Kleber Magrão (Cascabulho), Cacau Arcoverde, seu Miguel José (pai de Clima). Já a canção homônima da banda (f. 10) - que também anuncia o seu jeito de forrozar - propõe uma vida intensa, uma vida cuja ressonância encontra eco “na batida da zabumba”. A última faixa (13), é um remix da faixa 3, “Antônio, João e Pedro”, elaborado pelo talentoso Chico Correa (& Eletronic Band). Tudo isso é ótimo pra quem quer curtir forró com atitude e “Pra Sambar um Forrozinho” no terreiro do Chá de Zabumba.
FORMAÇÃO:
Triângulo - Adriano Sargaço
Zabumba - Cleyton Coquinho
Voz - Climério de Oliveira [Clima]
Sanfona – Bequinho
Baixo - Eudes Ciriano
Percussão - Tarcísio Resende
Nenhum comentário:
Postar um comentário