O Brasil está aí, traduzido
em todas as manifestações artísticas, sendo a música a que mais marca a nossa
identidade de brasileiros. É a mais sublime das artes, de acordo com Schopenhauer. Não é a toa que é uma música, o Hino Nacional, o que logo lembramos quando pensamos em uma palavra
como patriotismo. Durante a Copa do mundo, cantamos o Hino nos estádios de futebol e reafirmamos nossa brasilidade com
outras letras e melodias: “Sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor...”
Eu sou exatamente isso: brasileiro, com muito orgulho, com muito amor, mas não apenas
de quatro em quatro anos.
Aldir Blanc constatou: “O
Brazil não conhece o Brasil”. Lamentavelmente, o Brazil, esse com Z, essa
caricatura destinada à exportação, essa “macumba pra turista” não conhece o
Brasil real, o Brasil que não tem vez nos veículos de comunicação de massa. O
Brasil do índio, revelado na música de Marlui Miranda; o Brasil do sertanejo
pobre, revelado por Patativa do Assaré; o Brasil do subúrbio, revelado por Bezerra
da Silva; o Brasil de Dentro, enfim, revelado por meio da viola, da sanfona, da
rabeca, do pife, do ganzá, do agogô, do atabaque, da harpa, da cítara, dos
sintetizadores, etc. Sou um sujeito que deseja que o Brasil saia da gaveta e se
mostre ao Brazil pasteurizado, massificado, homogêneo e caricato mostrado na TV
e no rádio.
Por essa razão, criei, em 14
de fevereiro de 2011, o blog BRASIL DE DENTRO.
Você não quer também tirar o
Brasil da gaveta?
Um abraço,
Sérgio Santos.
Fantástico! Obrigado pelo conhecimento e palavras!
ResponderExcluirE é claro, por disponibilizar aqui esse enorme acervo do que a cultura brasileira tem de melhor!
grande abraço!
Humberto
Obrigado, Humberto, pela força. Você não imagina com que alegria disponibilizo todo o acervo que pode ser visto aqui. Sempre penso que, dessa forma, crio a possibilidade de descobrir amigos para conversar sobre as coisas de que gosto. É bom, por exemplo, falar de Elomar sem ser recebido pelo interlocutor com um "Hã?" ou um "Como é que é?". É bom saber que pessoas que nunca ouviram falar dele podem se apaixonar por sua música ao ouvi-lo pela primeira vez. É isso que inspira minha atividade no BRASIL DE DENTRO. Um grande abraço.
ExcluirParabéns pela iniciativa e gostaria de colaborar com seu projeto. Como faço?
ResponderExcluirMárcio, poderíamos conversar a respeito por e-mail. Claro que o BRASIL DE DENTRO só tem a ganhar com a colaboração de internautas como você. Um grande abraço.
ExcluirO apego às origens é algo que prezo profundamente. E quando ele se expande para o (re)conhecimento cultural, me emociona ainda mais. Obrigado pela presteza de dividir essa riqueza com seus semelhantes. Grande abraço e muita paz!
ResponderExcluirObrigado, Ancelmo, pelas palavras. Fico feliz que você preze o apego às origens. Acredito que, embora não possamos proteger a cultura brasileira das influências externas - o que não seria de modo algum desejável -, precisamos primeiro entender quem somos para em seguida devorarmos antropofagicamente a cultura do outro. Há muito que Caetano nos ensinou isso. É preciso conhecer tudo, mas antes é preciso se (re)conhecer. Do contrário, por não sabermos quem somos, assumimos a identidade alheia. Infelizmente, isso já ocorre com muitos brasileiros, que nunca aprenderam a amar a música brasileira, uma vez que nunca chegaram a conhecê-la verdadeiramente. Antes, curtem apenas os enlatados que chegam dos Estados Unidos e Inglaterra, que de longe representam o que de melhor se produz nesses países. Desprezam a canção brasileira ou, no máximo, ouvem apenas os hits e trilhas sonoras de novelas que se propagam na TV e no rádio. Espero que navegando pela web, alguns desses brasileiros cheguem a topar com este blog. Espero que o BRASIL DE DENTRO esteja contribuindo para a divulgação do que melhor é feito no Brasil em termos musicais. Um grande abraço.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPrezado Sérgio
ResponderExcluirHá muito conheço e curto seu precioso trabalho. venho ouvir e me emocionar, sempre, pois considero suas palavras acima e o que você nos disponibiliza como verdadeiro tesouros, joias, que enriquecem meu dia e minha vida. Não exagero; gostaria que houvessem centenas de Sérgio na web para que se disseminasse com mais vigor o verdadeiro Brasil que emerge de seu trabalho.
Sou professor, tenho 60 anos, me aposentando, e moro em Caxambu, no Sul de Minas Gerais. Nascido em Caparaó, nas encostas da famosa serra que fica na divisa de MG com o ES, onde fica o famoso Pico da Bandeira.
Vivo mergulhado na Cultura Brasileira e admiro todas as figuras a que se referiu; falo dos nordestinos.
Também viajo pouco, pois sei que o universal está em toda a parte; basta saber ver. sentir e se emocionar.
Tenho um sonho que vou realizar: conhecer o Nordeste! Que sabe nos encontraremos por aí um dia!
Uma curiosidade. Você falou acima em "aula de campo"; o que você estuda, ou estudou? Curiosidade de professor apenas.
Grande e fraterno abraço do Gladistone Gripp
Caro Gladistone,
ExcluirÉ devido a depoimentos como o seu que sinto que estou no caminho certo ao persistir mantendo este blog, apesar do meu escasso tempo, ainda mais agora que estou envolvido em um Mestrado. Haja vontade de prosseguir! E é preciso vontade mesmo, pois o compartilhamento de canções, infelizmente, ainda é uma atividade em constante ameaça, apesar de pessoas como eu nada lucrarem com isso. Vez em quando uma conta é bloqueada e temos de iniciar o trabalho de novo. Nosso único retorno é sabermos que mais brasileiros estão tendo a oportunidade de conhecer melhor o Brasil, em especial o Brasil de dentro.
Você é mineiro? Como tenho vontade de conhecer Minas! Desejo conhecer sobretudo o Vale do Jequitinhonha, que tantos artistas excelentes nos deu.
Eu adoro o Zé Geraldo.
Quero muito conhecer a Belo Horizonte do Clube da Esquina.
Milton é maravilhoso. Elis tem razão: se Deus cantasse, seria com a voz de Milton Nascimento.
Para matar sua curiosidade: sou professor de Língua Portuguesa (somos colegas de profissão) e estive na Paraíba e em Pernambuco acompanhando alunos de uma escola da rede particular de ensino de Natal/RN. Em Pernambuco, por exemplo, estive no Instituto Ricardo Brennand em uma ocasião e em outra em Olinda. Participei dessas aulas como colaborador de uma atividade interdisciplinar, que envolve as disciplinas de História, Geografia e Língua Portuguesa.
Como não posso ir fisicamente agora, vou aproveitar e viajar para Minas ao som de Pereira da Viola...
Grande abraço!
Boa noite Sergio, adoro o estilo musical de cantadores. Partilho com você a alegria de haver recebido hoje em meu humilde restaurante a visita do insuperável Eugênio Leandro
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa
ResponderExcluirEscutando um Xangai aqui!
ResponderExcluirparabens pelo blog, tenho 19 anos e so estou acrescentando no meu acervo musical e cultural com esse blog
ResponderExcluirCaro Sergio, boa noite! Parabenizo o amigo pelo excelente trabalho de acervo e registro da verdadeira MPB; é simplesmente maravilhoso. Abraços, marcelo mattos
ResponderExcluirPor favor, poste novamente os cds da Isaar, azul claro e a trilha sonora do espetaculo Leve. Obrigado!
ResponderExcluirPARABÉNS PELAS POSTAGENS E POR NOS MANTER INFORMADO SOBRE ESSE GRANDE UNIVERSO MUSICAL QUE É A MÚSICA BRASILEIRA. CURTO DEMAIS SEU BLOG. CONTINUE NOS PRESENTEANDO.
ResponderExcluirBoa noite amigo, também sou potiguar de natal, no passado eu tive um blog muito bom, parecido com o seu, mas infelizmente deletaram, era o POEIRA E CANTOS, tenho muitas saudades dele, hoje estou apenas como o blog http://cantopotiguar.blogspot.com.br, estou a sua disposição se precisar de algum arquivo, pois ainda tenho todos do antigo blog. Abraços.
ResponderExcluirMarcus Falcão (Natal/RN)
Obrigado meu querido ! Um grande abraço do DJ Deriz aqui de BH , Minas Gerais ! Saravá !!!
ResponderExcluirCaro Sérgio:
ResponderExcluirUm forte abraço fraterno e amigo deste lado do Atlântico, deste Portugal que ama o Brasil e a sua cultura e que olha com carinho e desvelo para este seu filho tão amado e do qual tem tantas saudades. O seu trabalho, digo-o pesando todas as palavras, faz mais pelo intercâmbio cultural e pelo conhecimento mútuo do que todas as políticas, instituições, protocolos, etc.
O modo como nos dá a conhecer o que de melhor (e por vezes o melhor é justamente aquilo que é mais difícil descortinar e descobrir) se faz no Brasil e em Portugal, é meritório de todos os louvores e de um enaltecimento que as minhas palavras não conseguem expressar, a não ser dizendo: "muito obrigado !" e terminando com uma frase de Fernando Pessoa, o nosso poeta (nosso, já que é não só património comum de todos os lusófonos, como também pelo facto de estar traduzido e ser apreciado em todo o planeta": "TODO O CAIS É UMA SAUDADE DE PEDRA". Bem-haja
Arnaldo
Melhor biblioteca do Soulseek! Adimiro muito. Abração de Recife!
ResponderExcluirObrigado. Já foi bem melhor, quando meu HD de 4 teras ainda não tinha "morrido". Um abraço potiguar,
ExcluirQue bom ter dado de cara com esse compendio maravilhoso, precisamos muito tirar o Brasil da Gaveta, tenho aproximado,mente 2000 vinis que ouço quase diariamente, entre cantigas de Elomar,Zé Geraldo ,Dercio Marque e Cia vou deixando o tempo passar.Fiquei marvilhado com seu trabalho,conte comigo.
ResponderExcluirFico feliz que aprecie a boa música, Rafael. Você é um cara de muito bom gosto. Vamos tirar o Brasil da gaveta? Que bom poder contar contigo. Abraço.
ExcluirHoje tomei conhecimento de seu site!!! Fantástico, realmente um acervo impecável, estou apreciando e aproveitando ao máximo!! Suas palavras em seu Perfil é algo indescritível sobre os valores e as raizes, nossa origem.Farei contato por email. Mr.Sinvalyto-BHZ-MG
ResponderExcluirSinta-se em casa no BRASIL DE DENTRO. Vamos tirar o Brasil da gaveta. Fico no aguardo do seu e-mail. Abraço.
Excluirboa tarde! você teria o disco "coração estradeiro" do pedro boi para postar?
ResponderExcluirBom dia, goataria de agradecer pelo conteudo compartilhado pelo blog. Sou do interior de sp e me disponho a ajudar no que for necessário, graças aos blogs de compartilhamento de músicas, expandi meus gostos e conheci muita gente bacana(um abraço especial para o Armazém da música brasileira)
ResponderExcluirObrigado amigo estava procurando o Fagner & Zé Ramalho em 320kbps e achei aqui e sem aqueles "protetor de link" duvidosos. Abraços e viva a boa musica!
ResponderExcluir