Páginas

domingo, 12 de junho de 2016

ABIDORAL JAMACARU

“Eu escuto e adoro Abidoral Jamacaru e escuto e adoro Prince, então espero um dia ter ambos convidados num disco meu, nem que seja daqui a quinze anos”
(Chico César em entrevista a Luciano de Almeida Filho no Caderno “Vida & Arte” de “O Povo” em 18/10/1997)

Abidoral Jamacaru é o músico caririense mais conhecido e respeitado no cenário da música popular brasileira. Tem dois discos antológicos gravados e esgotados que se tornaram cults: “Avalon” (1986) e “O Peixe” ( 1998) . Tem parcerias com Xico Xaves, Flávio Paiva, Dalmo Castelo, Patativa, Pachelly Jamacaru, Cleilson, Zé Flávio, Geraldo Urano, João Nicodemos, Alano de Freitas e teve músicas gravadas por Dalmo Castelo, Elza Maria, Eugênio Leandro, Aparecida Silvino, “Cinco em Ponto”, Luiz Carlos Salatiel, Pachelly Jamacaru. Participou ainda das coletâneas: “Viva Patativa (Realização Equatorial Produções – Fortaleza- 2005), Centro Cultural Banco do Nordeste(1998), Compositores &Intérpretes Cearenses (Studio Lave e Proaudio-Fortaleza), Patativa do Assaré (Equatorial Produções-2004).

Em 2008, quando completou 40 anos de profícua carreira e 60 de idade, comemorou sua maturidade musical com o lançamento do seu terceiro CD, intitulado “Bárbara” que tem a apresentação de Chico César e foi lançado na X Mostra Cariri das Artes, promovida pelo SESC, o mais importante evento cultural caririense. Já no título reverencia a sua cidade, a liberdade, a revolução e a mulher, temáticas que na sua obra, corporificam-se criativamente nas formas da poesia que o torna único.

No momento há Projeto em curso encabeçado pelo compositor Eugênio Leandro, em Fortaleza, através de Edital da Secult, quando diversos artistas preparam um CD em sua homenagem : “Incomensurável”.

Abidoral prepara-se ainda para entrar em estúdio nos próximos meses na preparação de seu quarto CD individual. É através da voz e da poesia de Abidoral Jamacaru que o Cariri posta-se diante do mundo, na sua mais perfeita e clarividente individualidade.

José Flávio Vieira


Um comentário: